segunda-feira, 29 de abril de 2013

DIA 8 : A TRAVESSIA DO ALTIPLANO ( primeiro dia )

DIA 8   (  RELATOS FEITOS NO DIA )

percorrido no dia : 176 km
total percorrido : 3969 km

Enfim, chegou o dia mais esperado da expedição : o de atravessar o altiplano na Bolívia em direção ao salar de Uyuni, pelo enigmático paso de Hito Cajon. Sabíamos das dificuldades impostas pelo trajeto, mas da mesma forma, sabíamos também das maravilhas dISpostas no caminho.
Saímos cedo, e fizemos a migração do Chile para Bolívia. Iniciamos a subida da cordilheira até o Hito Cajon. O sol já estava a pino, mas os termômetros bateram em 0,5 grau positivo. Muito frio, mas dia lindo.  Passamos ao redor do lindo vulcão Licancabur.
Iniciamos, então, a travessia pelo rípio. O início já mostrou logo que nada seria fácil. Logo, logo vieram as primeiras quedas. Vários terreninhos comprados ao longo de um rípio fofo e muitas vezes bem aglomerado. De sorte, nenhuma das quedas trouxe prejuízo maior, somente a ansiedade que se elevou bastante, causando até dúvidas em relação à continuidade do objetivo por parte de um dos expedicionários. Mas o retorno seria provavelmente mais complicado ainda, considerando toda a logística envolvida.
Almoçamos aos 4200 m de altitude, bem em frente a uma piscina de águas  termais bem quente. tontura, mal-estar e cansaço físico já nesta hora. Alguns melhoraram significativamente após um chazinho de folha de coca.
Seguimos em frente, já havíamos passado por lagunas maravilhosas e cerros de múltiplas cores. Era um olho na paisagem descomunal e outro no rípio. O superaquecimento das motos era iminente nas partes em que só podíamos usar primeira e segunda.
A aduana mesmo foi feita aos 5020 metros de altitude. Sensação esquisita de cansaço extenuante. Partimos logo em seguida para visitar um Geiser pelo caminho. Coisa impressionante. Vapores com cheiro forte de enxofre saindo de dentro da terra por várias fendas. Um barulho parecendo de um gerador ligado. Coisa louca.
Chegamos no refúgio em que dormiríamos, bem próximo a  laguna colorada. Ufa....que alívio !!! Muito cansaço, fome, frio..... Não estava fácil  não. Comemoramos essa primeira etapa com euforia, mas preocupados com o que nos espera amanhã.
Estamos no alto da cordilheira agora. Todos os sete num quarto. Lá fora, menos de zero grau, com toda certeza. Alguns com dores de cabeça, mal-estar, tontura. Até confusão mental está rolando. Rsss. Parece até brincadeira, mas não é. Estamos praticamente aguardando o amanhecer do dia para levantar. Alguns cochilos e nada mais. Viscissitudes  e prejuízos de uma ousada aspiração. Mas inesquecível com toda certeza.

em direção à Bolívia

sufoco no pico

os Geisers

Wadinho, Juventino e Marcinho

No refúgio cinco estrelas inesquecível

1. Estou adorando a aventura do conforto e segurança da nossa tokinha... Rsrs
    Os posts estão ótimos amor... Dá p sentir o clima! Tenso!
    Aguardo os próximos capítulos!
    Se cuidem...
    Isto faz parte e torna esta aventura restrita aos poucos e bons como vcs!