sexta-feira, 26 de abril de 2013

DIA 6 : CRUZANDO A CORDILHEIRA DOS ANDES

Percorrido no dia: 572,5 km
Total percorrido : 3793 km

Eu gostaria imensamente de poder passar para todos que seguem nossa expedição o que foi esse sexto dia. Talvez, quando eu conseguir postar algumas fotos, vocês tenham a real noção do que estou dizendo.
O café da manhã foi mais tarde. Estávamos precisando recuperar do dia anterior que não foi fácil.
Saímos de SS Jujuy em direção à Purmamarca. Fizemos o abastecimento em Tilcara e começamos
a indescritível subida da cordilheira. Passamos pelo Cerro de sete colores em Purmamarca e iniciamos os sigue-zagues da subida. Várias paradas para fotos memoráveis. Lhamas pastando pelo caminho. O ar começou a esfriar. Paramos aos 4150 m de altitude para fotos, quando os sintomas da falta de aclimatação chegaram. Respirando fundo, seguimos em direção ao tão sonhado Paso Jama.
Passamos por uma maravilhosa salina, quando paramos e registramos centenas de fotos e filmagens. Nesta hora, a moto do Wadinho apresentou uma pane elétrica e nada de sinal de vida. Rssss. Desmonta uma peça aqui, vê a bateria dali. Até que a mesma resolveu voltar ao batente, sem que nada pudesse ser explicado. (vai saber ???????).
Chegamos ao paso Jama, abstecemos e fizemos um lanche. Estava frio já. Alguns se prepararam para o último trecho até San Pedro, se equipando adequadamente. O sol estava se pondo e a expectativa era de frio intenso. Não deu outra. Paisagens cada vez mais lindas, frio implacável. Nesta hora, no congelar dos dedos, apareceu uma lua amarela imensa no meu retrovisor. Tive que parar. Fiz fotos sem noção dela, mesmo com o alto preço do vento gelado. Seguimos em frente com um inesquecível vento lateral, que muito me lembrou o de Esquel na ida ao Ushuaia. Atingimos a extrema altitude de 4800 m. Minha moto começou a piscar a indicação de congelamento do líquido de arrefecimento e o termômetro bateu 1 grau positivo. Continuei a descida com uma mão no acelerador e outra no motor, na tentativa de sentir novamente os dedos. Até que começei a sentir que estava iniciando a descida. Mantive uma velocidade constante de 100/110 km, e curti aquela sensação nunca antes vivida. Uma descida maravilhosa. A mente focada na localização correta de onde eu estava no mapa mundi. Rsss.
O alívio veio, quando o termômetro bateu 5 e 6 graus. Que Beleza !!!! Rssssss. Tudo na vida é relativo, né ??  8 / 9 graus eu já estava numa sauna. Ah ah ah. San Pedro estava ao longe, iluminada.
Dei graças por viver este momento e a comemoração foi imediata.

Estamos em pleno San Pedro de Atacama.

saindo de SS Jujuy
 
passando por Purmamarca
 
na subida
os caracoles
 
 
 
Zé Guilherme, Marcinho, Ed e eu
 
 
na salina
Edmilson e a F800
Saindo da Argentina
 
 
OUTRAS FOTOS
 
 
 
 
 
 
 Marcinho no pé da cordilheira
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

9 comentários:

  1. Parabéns, Carlos & amigos! Mais um desafio vencido! Atravessar a cordilheira dos Andes é único! Já fiz algumas vezes, e cada vez é diferente da outra! Parabéns! Agora larga de miséria e coloca um aquecedor de manoplas na sua moto! kkk! Abraços e continuem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Márcio, beleza ?? Cara, o que é que é essa descida, hein ?? Putz. Foi surreal.
      Rapaz, ficou em cima da hora para eu encomendar o kit de aquecedor p/ KTM. Aí, deu no que deu. Rsss
      Amanhã, faremos o altiplano pelo Hito Cajon. Alugamos um 4x4, para levar nossas bagagens. Vamos de moto. Lembrei de suas recomendações, então decidimos assim. Estou apreensivo, mas muito animado.Vamos voltar por Ollague p/ fazer El Tatio e Antofagasta depois. Queremos descer pelo paso de Sico (S Antonio de los Cabres). Amanhã dormiremos bum refúgio. Em 2 dias estaremos em Uyuni. Grande abraço, meu amigo

      Excluir
  2. Amei a postagem lindo!
    Me emocionei com seu relato....
    Deve ser uma região incrível!
    Tinha certeza q tudo daria certo...
    Quero mais fotos!!!
    Complete a quilometragem percorrida!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda minha. Está tudo correndo muito bem. Vou tentar postar mais fotos. Amo vc
      bjs

      Excluir
  3. Oi,

    Somente hoje vi suas postagens . São lindas as fotos e os lugares parecem ser maravilhosos.
    É realmente renovador ver estas partes do nosso tão amado planeta ainda preservadas e limpas... Deus está presente em cada um destes lugares.
    Um abraço e que Deus guie sempre você e seus amigos.

    Sua irmã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zepes, estava ficando preocupado. Achei que tinha esquecido. Rss. É realmente muito lindo tudo aqui. E ainda faltam muitos lugares maravilhosos. Vou tentar postar sempre p/ vocês conseguirem viajar conosco.
      Bjs em todos

      Excluir
  4. Marcinho, as fotos estão maravilhosas e o Rafa adorou estamos com muita saudades. Fala pro Jó tomar cuidado com os caracoles e não queimar a língua....beijos nossos.. e que Deus proteja todos vocês....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lucia. Vamos mandar mais fotos maravilhosas ainda. Abracao para voces. Vou falar com Marcinho aqui.

      Excluir
  5. Parabéns, adorei seu relato desse trecho. Fotos incríveis. Lugares mágicos. Me emocionei com a foto da lua, sou uma grande aprecidora da natureza que nos cerca e a beleza dessa luz é comovente. Sigam com Deus.

    ResponderExcluir