segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

viagem ao fin del mundo - ultimos preparativos

carretera austral

Estamos ha 5 dias da partida. Os ultimos detalhes estao sendo vistos e revistos por todos. Temos nos comunicado por e-mail a fim de nada ficar esquecido. Estamos nos guiando por um check list.
Ja providenciamos passaportes, carteira nacional de habilitacao e a permissao internacional para dirigir. Fizemos o seguro-viagem e a carta-verde, necessaria na Argentina, ja esta sendo solicitada.
Voaremos no sabado (29/01) p/ Santiago - Chile. La sera nosso ponto de partida rumo ao extremo sul das Americas. Pretendemos acabar de resolver toda burocracia do aluguel  das motos no domingo pela manha, para ja partir, se possivel, antes do meio-dia. Teremos 420 Km neste primeiro dia (ate Chillan). Este sera nosso primeiro ponto de parada. Utilizaremos este primeiro dia para a adaptacao as motos e tambem para nao viajarmos a noite.
Estamos todos ansiosos para o inicio de nossa expedicao. Afinal, foram muitas pesquisas nos ultimos 6 meses. Parece ate mentira, mas eh chegada a hora. Estamos todos com saude e muito animados com o desafio.
Que o universo conspire a nosso favor e traga boa sorte.

7 comentários:

  1. Carlos,
    Muito bom este roteiro de vcs, e boa a idéia de alugar as motos em Santiago tbm. Vcs irão economizar tempo de deslocamento até lá, cerca de uns 10 dias mais ou menos no mínimo. Depois me passem o contato para alugar as motos, e os valores.
    Olha, o roteiro que vcs irão fazer, na minha opinião é o melhor possível! Se pudesse, faria novamente esta viagem com vcs, se não tivesse acabado de fazê-la! A Carretera Austral é de longe a melhor parte da viagem, só depois é que fui ver isto. Na verdade fiquei um pouco apreensivo com a pilotagem no rípio, e passamos por lá em apenas 2 dias, de Futaleufu até Chile Chico. Fui um pouco rápido, mas era a minha programação de viagem. Os conselhos que eu poderia te dar são:
    -Cuidado com as balsas, ou "transbordadores" como ele dizem por lá, no Chile. Nem sempre os horários batem, e vc tem que esperar. Moto tbm não dá pra comprar ticket antes, é só o capitão quem decide se vc entra ou não, após todos os carros terem entrado, e às vezes dá um certo stress... Digo isto porque vcs estarão em 5 motos, e tudo é mais difícil. Nós estávamos em 2 motos, e era mais fácil. Vcs terão que pegar pelo menos umas 4 balsas nesta viagem.
    -Rípio: cuidado com rípio! Se vc já tem experiência em pilotagem Off-Road, vai achar fácil, mas é aí que vc corre mais perigo, pois começa a correr muito, e de repente tem um monte de pedras soltas, e vai pro chão! A Carretera é perigosa, mais do que a Ruta40, pois tem muitas curvas em descidas, pedras soltas, a estrada é muito estreita, vc não sabe o que vem do outro lado, é um pouco complicado! Eu coloquei pneu biscoito (KarooT) na minha GSA, mas talvez nem precisasse. O segredo é andar de boa, devagar ("Despacio"), nos trechos bons 60 a 70 km/h e nos trechos com curvas, 30 a 40 mesmo, marcha forte, a moto tem que ter tração, e nunca, jamais freie brusco nem vire de uma vez o guidão, senão já viu... Encontrei um monte de gente em Ushuaia que tinha companheiro de viagem que caiu, com moto leve, 650, pois começou a abusar, e quando viu... Aí acabou a sua viagem, tchau e bença, volta pra casa! É melhor andar devagar. Após Coihaique, lá embaixo, eu peguei a balsa e atravessei o lago Argentino de balsa até Chile Chico. Mas queria ter dado a volta no lago, por baixo, que parece que vcs irão fazer, pois vi que irão até o final da carretera, em Vila Ohigins (é assim que escreve?). Cuidado na volta ao lago, pois todos disseram que é muito difícil, até para os carros. Então o segredo é andar devagar e sempre, curtindo a paisagem, tirar muitas fotos, e aproveitar mesmo. Em La Junta, durma no hotel "Espacio e Tiempo", maravilhoso, jante um Salmão grelhado fresquinho, pego ali ao lado! Ou um bife de chorizo tbm... Estas são as recompensas da viagem!
    -O vento, o frio e a chuva: Após El Calafate, o frio vem pra valer, e dali pra frente eu só viajava de segunda pele, roupa de cordura com forro, e ainda a capa de chuva à disposição. Não bobeie: mesmo com roupa de cordura, se vc ver que vai chover, coloque uma boa capa por cima, pois tomar chuva e ficar com a roupa molhada com 5 graus, não é mole não! O vento vai ter mesmo, desde El Calafate tbm foi aonde nós o pegamos mais forte, mas o perigo do vento é no rípio, pois ele pode te tirar da estrada e te derrubar. No asfalto, tranquilo, é só fazer um contra-esterço, e ir mais devagar um pouco. Agora se virar aqueles ventos loucos que tem por lá, a 110-130 km/h, tem que parar e esperar. Ele sempre vem no sentido oeste-leste. Na Carretera não venta. No entando no Parque Nacional Torres del Paine venta muito, e atrapalhou, tirou um pouco do encanto daquele lugar para nós. Mas lá é maravilhoso. Não deixe de ir no lago Grey e ver o Glaciar que tem lá. Acabamos não indo...
    Bem, o resto, é só vc ir cumprindo cada etapa, cada missão, tomar cuidado, que a sua viagem vai ser maravilhosa!
    Espero ter ajudado vcs!
    Abraços!
    *Quando puderem, venham para Campo Grande, e vamos conhecer Bonito, vou com vcs de moto até lá!

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  2. Ah! Carlos, mais uma coisa: não levem muita bagagem! Cortem tudo pela metade! Por exemplo, cueca e meia, leve para uma semana, pois vc pode lavar todo dia e no outro dia está seco. A dica: coloque sobre o aquecedor, que secam rapidinho! Camiseta tbm, vc pode mandar lavar quando for passar o dia livre. É barato. Leve apenas um calçado e um chinelo. Levei um tênis que foi lá só pra passear e voltou. Casaco tbm, ocupa muito espaço, e lá tem pra vender uns muito bons, que seguram o vento e o frio, e ainda a chuva! Leve apenas um, que dá. Equipamentos e peças para as motos, repartam entre si, cada um leva uma coisa, que fica bom.
    Mala de tanque é essencial! Ali ficam as coisas que vc tem que pegar toda hora, como óculos, documentos (passaporte, documento da moto, carta verde). Nas aduanas, pelo menos por lá, no sul, não precisa se preocupar com a segurança, mas pode reservar pelo menos 1 hora que vc vai perder.
    Fomos com as motos muito pesadas, e sofri com isto! Abçs!

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  3. Carlinhos e Amigos,
    Tentei postar comentário antes mas sem sucesso. Acho que agora vai.
    Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pela ousadia e coragem, pois, de fato, será um teste de superação.
    Torço para que tudo corra de acordo com o planejamento e que não lhes falte muita atenção, cuidado e perícia em todos os kilômetros de pilotagem.
    Carlos, sabes que estarei sempre presente, com pensamento positivo pelo sucesso total da trip. Infelizmente, mais uma vez, os projetos e aspirações pessoais do momento não permitiram que fizesse parte do grupo.
    Certamente será a primeira de várias outras viagens inesquecíveis.
    Boa viagem, um grande abraço e que o Piloto Mor os acompanhe.
    Ricardo Sodré.

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  4. Valeu Ricardinho, com esses bons fluidos, vindos de voce, eu fico tranquilo. Valeu, meu velho. Espero que na proxima tenhamos sua singular companhia. Abracao.

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  5. Marcio, muitissimo obrigado por sua ajuda e gentileza. Acredito, como o Renato Lopes disse a voce, nas amizades verdadeiras, mesmo naquelas iniciadas por telefonemas e internet. Com certeza daremos um pulo em Campo Grande apos nossa expedicao atual. Muito obrigado pelo convite. Sinta-se a vontade para comentar o que for em nossa viagem.
    PS: alugamos as motos na ADMo tur de Santiago. Fizemos as contas do desgaste todo e do tempo que seria despendido caso fossemos sair daqui do Brasil e decidimos dessa forma. Iremos em 3 BMWs GSA e 2 BMWs F800. De uma olhada no site deles p/ se inteirar dos valores mais precisos.
    Grande abraco
    Carlos Barbuto

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  6. Valeu Fabricio (primo), que bom que conheceu esse nosso projeto que esta prestes a comecar. Espero um dia poder fazer uma viagem contigo tambem.Precisamos disto, com certeza.
    Valeu, meu velho.
    Abracao
    Carlos

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  7. Carlos, acho quase impossível sair de Ushuaia e chegar em Comodoro Rivadávia no mesmo dia, e nem aconselho a fazer isto. A não ser que vc sejam experts em IronButt...Porque? Veja os detalhes: De Ushuaia vc anda cerca de 220 km até Rio Grande, e abastece. Depois são mais 80 km até a primeira aduana, pra sair da Argentina, que é rápida, pois pra sair sempre é mais rápido. Ali começa o rípio. Anda mais uns 2 km e chega na aduana chilena. Se estiver cheia, pode reservar pelo menos 1 hora no mínimo, e ali sempre está cheio... Se vc sair de Ushuaia bem cedo, tipo 7 hs da manhã, quando acabar de fazer a segunda aduana já vai ser umas 11 hs da manhã. É bom comer algo por ali, pois depois não tem mais nada... Tem um restaurante pequeno e muito bom, logo após a aduana, no Chile. Já vai gastar mais 1 hora. Aí vem os 120 km de rípio, que vcs irão gastar cerca de 2 horas. Abastece em Cerro Sombrero, anda mais 40 km e chega na balsa. Se der sorte, e a balsa estiver ali, esperando, em meia hora atravessa. Anda uns 80 km, tem a aduana pra sair do Chile, e pra entrar na Argentina... Tudo de novo... Mais uma hora perdida no mínimo... Aí vc anda mais uns 60 km e chega em Rio Gallegos. Ou seja, se vc conseguir dormir em Rio Gallegos, eu acho que é um grande lucro. Era isto que eu ia fazer, mas não consegui, porque a balsa estava fechada. Nós chegamos em Cerro Sombrero eram quase 19 hs... E tínhamos saído de Ushuaia às 8 hs. E estávamos somente em 2 motos... Em 5 motos, tudo é mais demorado, abastecimentos, aduanas, etc... Se vc quiser seguir e tocar após Rio Gallegos, tem algumas cidades mais perto do que Caleta Olívia, acho que Puerto San Julian. Mas pra que? Acho que é melhor vcs dormirem em Rio Gallegos, e aí sim, no outro dia, tentar fazer uma distância maior. Ou então sairem de Ushuaia à tarde, e dormir em Rio Grande. Aí já adianta tbm. Espero ter ajudado! Abçs!

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